Produtor afirma que Lost é plágio!

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Mais uma polêmica envolvendo a série Lost: após o ator Henry Ian Cusick ser acusado de assédio sexual por uma figurante, agora o produtor Anthony Spinner, dos seriados Baretta e Babes in Toyland, afirmou à justiça que todo o seriado é seu e processou a rede ABC por plágio e ausência de recebimento de royalities.

Ele relata que recebeu US$ 30 mil em 1977 para escrever um piloto, que contou com 121 páginas e foi batizado de “Lost”, que contava a história de um vôo que seguia para Los Angeles e que caía em uma selva tropical. Disse ainda que os personagens Jack, Locke, Saiyd, Kate e Sawyer são todos baseados em personagens criados por ele devido às ocupações e passados obscuros. Spinner relata ainda que a ABC se negou a produzir a trama em 1977, em 1991 e em 1994, mas que em 2004 copiou quase que totalmente seu roteiro.

A grande questão que fica é: será que SÓ AGORA, com o estrondoso sucesso da série, Anthony, que até então parecia “repousar à sombra da estátua”, percebeu a semelhança entre Lost e seu suposto roteiro?

Via Na Telinha


Victor RodriguesVictor Rodrigues acredita que Spinner copiou a idéia de Hurley em “escrever com melhoramentos” O Império Contra-“Taca”!

.

Publicado em TV | 35 Comentários

35 Comentários
1 Tiago Verde diz:
há 2 anos e 6 meses

Besteira

2 Agent47 diz:
há 2 anos e 6 meses

Se foi plágio ou não duvido q a versão dele seria tão boa quanto a de agora.
De certa forma acho q ele deveria agradecer…

3 Lexor diz:
há 2 anos e 6 meses

Chega a ser quase comum quando uma coisa diferente faz sucesso, surgirem plágios.

4 Boni diz:
há 2 anos e 6 meses

Só agora nada, isso é rolo desde o segundo ano da série em 2005.

5 Ricardonerd diz:
há 2 anos e 6 meses

Esse sujeito não sabe o que diz, eu envio por e-mail toda semana os roteiros de lost ao lindelof, não haveria como ter um engano desses.

6 x_killer_x diz:
há 2 anos e 6 meses

Quando uma coisa faz sucesso todo mundo quer tirar uma casquinha. =x

7 Rodrigo diz:
há 2 anos e 6 meses

Link do documento original com as comparações que o cara fez entre a idéia dele e LOST: http://www.aolcdn.com/tmz_documents/0713_lost.pdf

8 Volnorinox diz:
há 2 anos e 6 meses

Volnorinox acredita que leu um mini spoiler na frase de Victor Rodrigues.

xD

9 Eron G. M. diz:
há 2 anos e 6 meses

Eu sempre levo fé nessas parada!

10 rodrigoyue diz:
há 2 anos e 6 meses

semelhança vai sempre ter, até com ilha da fantasia!

11 Kim diz:
há 2 anos e 6 meses

Já dizia o Chacrinha que nada se cria, tudo se copia.
E quantas milhões de histórias não seguem a jornada do herói?

12 Tiago A. diz:
há 2 anos e 6 meses

Sera que ele vai contar o final??? que meeedo…

13 Tácito diz:
há 2 anos e 6 meses

Ja pensou se a Marvel ameaça processar a série Heroes por plagio?? Se começarmos a traçar as semelhanças… os produtores da série entregam até as calças no processo! ahuahuhau

14 Taylor diz:
há 2 anos e 6 meses

Eu li a comparação que o nosso amigo postou e… se for tudo verdade, o que me parece é que os roteiristas fizeram muito por um projeto que tinha tudo para ser uma série genérica, afinal, tigres dente-de-sabre e nativos hostis não me motivariam a assistir uma série.
Lost, no formato atual, tem muito mais do que mistérios e fatos bizarros ou incomuns, tem um roteiro complexo que o coloca lado a lado com grandes clássicos do Scifi.
E, de qualquer forma, eu acho que ninguém deveria receber dinheiro por ter escrito que um avião cai em uma ilha esquisita, isso até uma criaça faz, não podemos resumir Lost a essa idéia “original”, se é que vocês me entendem.

15 CHICO KASTNER diz:
há 2 anos e 6 meses

…engraçado, depois de 5 anos de série é que o cara aparece…estranho não ?!?!?!?

…coisa de quem não tem o que fazer, afinal com todo o sucesso que tem, tem um monte de gente querendo ganhar um pouco da fatia $$$.

16 Scabbia diz:
há 2 anos e 6 meses

a suposta parada q o mlk escreveu hj em dia faz moh sucesso, eh claro q o cara vai kerer ganhar o dele neh!! ^^ c fosse uma merda foda ele naum ia kerer nada! ^^

17 toledo diz:
há 2 anos e 6 meses

É inevitável, se você começa a fazer dinheiro logo aparece alguém querendo arrancar algum de você!

18 Funkster diz:
há 2 anos e 6 meses

No momento, não temos como saber
se ele está dizendo a verdade.

Mas quanto ao tempo que ele levou
para acionar a ABC, vocês não sabem
(e a notícia não fala) que essa é a
SEGUNDA tentativa dele.

Em 2005 ele já tinha entrado com uma
ação (que não deve ter prosperado),
poucos meses depois da transmissão
do primeiro episódio (em 22/09/04),
quando a serie começou a tomar forma.

Como já disse, não temos como saber
se ele tem razão, mas eu, pelo menos,
procuro me informar melhor sobre os
fatos antes de falar algo.

19 Victor diz:
há 2 anos e 6 meses

Isso pra mim é boicote dos próprios produtores pra do nada cancelarem e a gente não saber o final… kkkkk To com medo agora!
Ou então a própria justiça vai embargar

20 Paulo diz:
há 2 anos e 6 meses

Não duvido que seja plágio não porque essa história corre desde o começo da série.

Num DVD do primeiro ano o “criador” da série passa a impressão que bolou tudo em apenas uma noite de sono e foi mostrar pra emissora.

E outra coisa:

“…tigres dente-de-sabre e nativos hostis não me motivariam a assistir uma série.”

Temos que lembrar que vivemos em outros tempos e em 1977 isso muitas vezes levava pessoas até ao cinema, quanto mais a assistir uma série de TV.

21 Marco Tulio diz:
há 2 anos e 6 meses

Ele deveria dizer como tudo termina então…só pra fazer o mal.

xD

22 chicken nipples (@excambau_joh) diz:
há 2 anos e 6 meses

EU LI O REFERIDO “DOCUMENTO” do link do nerd acima (http://www.aolcdn.com/tmz_documents/0713_lost.pdf)

se o documento é vero, e eu fosse o juiz da parada eu consideraria PLAGIO SIM!

Se o documento é vero, fica claro que 70% da trama DA PRIMEIRA TEMPORADA está lá, e até ai, o cara fez um PILOTO, não daria pra imaginar até onde iriam as viagens dele apéos esse piloto, mas o que fez meu cerebro explodir nas semelhanças é o ultimo ponto transcrito aqui: “USE OF FLASHBACKS to the regular life of each character before being marooned as both a source of content, style, and A MEANS OF CHARACTER DEVELOPMENT”

ng pode negar que os flashbacks, além de serem ESSENCIAIS para desenvolvimento dos personagens e da trama, foi um recurso, razoavelmente novo e inédito (ou não).
Talvez alguém lembre-se de alguma outra série ou filme construído sobre flashbacks, mas se vc juntar essa caracteristica de roteiro MAIS todas as outras “coincidências” apontadas, fica dificil contrapor a uma inspiração whatever de meio de noite.

“in the other hand” lost ainda é pra mim a melhor de todas as séries, sou pirado por lost, estou mega-ansioso pra temporada final rezando todos os dias para que não estraguem tudo no final! LOST RULES!!! obrigado ao plagiado então!!! LOST, SINCE 1977 EXPLODING BRAINS! : D

23 Jully diz:
há 2 anos e 6 meses

Depois de ler a comparação entre Lost 1977 e Lost 2004, já não sei o que pensar…

Se bem que, pela notícia do JNN, o cara recebeu o que na época era o pgto justo pelo serviço feito; se 30 anos depois o negócio rende mais, perdeu plaboy!

Acredito que no máximo o que poderia acontecer (após uma decisão da justiça) é inserirem o nome dele nos créditos, kkk!

24 Igor, o último carioca nerd diz:
há 2 anos e 6 meses

O que os retardados não conseguem ver é justamente que o autor da ação fala de um roteiro de um piloto. Uma série é escrita ao longo dos anos, mas a patetada acha que alguém chega na sala do produtor com 5 temporadas prontas.

A história é antiga e ele não acionou a emissora ontem, só pôde fazer a acusação de plágio quando a emissora UTILIZOU seu roteiro. antes disso era apenas um piloto recusado.

Vendo dessa maneira até o comentário do autor da notícia é descabido e imaturo.

25 elmanchez diz:
há 2 anos e 6 meses

Lost é plágio de Donnie Darko, isso sim.

26 Perlato do Zona Nerd diz:
há 2 anos e 6 meses

Eu não culpo Anthony Spinner por se manifestar agora…..

Imagina entrar na justiça, enfrentar toda aquela guerra por uma série que nem fez sucesso….

Se a história é dele, os créditos também e ele os pode reivindicar a hora que quiser!

27 Jim diz:
há 2 anos e 6 meses

whatever

28 Hmenon diz:
há 2 anos e 6 meses

Anthony Spinner, Perdeu preibói

29 Victor Rodrigues diz:
há 2 anos e 6 meses

Prezados Nerds,

JJ Abrams, Carlton Cuse e Damon Lindelof já tinham AS SEIS TEMPORADAS PRONTAS quando apresentaram à ABC o roteiro de LOST, e só adaptaram o fato de Jack não morrer no episódio piloto.

A acusação de plágio, na minha opinião, é descabida por um motivo: o pedido já foi julgado improcedente, e o autor da ação, Spinner, RECEBEU PARA ESCREVER UM ROTEIRO DE UM PILOTO. O que a rede decidisse fazer APÓS o pagamento, caberia a ela decidir.

Ele fez o trabalho? Fez. A ABC paagou? Pagou! PRONTO, FIM DE PAPO!

Daqui a pouco, o Spinner vai tentar alegar a mesma coisa que a família d um dos criadores do Superman alegou aos tribunais americanos: o valor pago pelos direitos do personagem, convertidos em valores atuais, não são justos.

Portanto, amigos, os fatos são: ele fez o roteiro, RECEBEU, a ABC não quis produzir a série dele, outro apresentou um roteiro COMPLETO de uma série (que pode ou não ter similaridades com a dele), e a ABC produziu.

ELE NÃO DEIXOU DE RECEBER.

E só pra constar: meus comentários são sempre imaturos, Igor, e fiz esse de propósito pra traçar um paralelo entre o fato e um dos momentos mais maravilhosos pros nerds que sempre sonharam em participar de alguma forma do universo de Star Wars. Mas tudo bem, só alguns conseguem compreender.

30 Leandro Margoto diz:
há 2 anos e 6 meses

Praticamente todos os siticoms são plágios um do outro, se analisarmos friamente.

31 lander diz:
há 2 anos e 6 meses

po, segundo blog que divulga a noticia pela metade.

o cara JÁ tinha tentado processar assim que a série estreou, mas o processo nem chegou a começar devido a problemas processuais comuns.

provavelmente o juiz não indeferiu a ação por algum motivo, mas agora aceitou. talvez o cara antes num tivesse provas, enfim.

32 Roger diz:
há 2 anos e 6 meses

nada, LOST eu sepre achei que fosse plágio daquele filme com o Corey Feldman que passava direto no sbt, em que os moleques caem numa ilha, e no final eles prendem o piloto.

tem até um drogadito igual o charlie.

33 Fellipe diz:
há 2 anos e 6 meses

Certíssimo. Apoio o cara que tá cobrando os devidos direitos em cima do troço. Se copiaram, fazendo sucesso ou não, que cobre!

34 Endless Nameless diz:
há 2 anos e 6 meses

Victor Rodrigues já disse tudo. Se uma pessoa é contratada pra criar um piloto, e não arquivaram, ele não poderia pedir mais nada, mesmo que a série fosse realmente feita nas mãos de outras pessoas (isso acontece muitas vezes, mas que eu lembre a pessoa recebe um pouco a mais por isso).

Esse documento de comparação é bem tendencioso, colocando as coisas de um jeito para parecem o que não são. Se ver bem, alguns nomes são trocados, e pra ser igual, por exemplo, a Shannon deveria ter se interessado pelo Sawyer. A única coisa ali que me impressionou foi o fato dele sugerir flashbacks. E duvido que em 1977 ele conseguiria fazer uma série com pessoas morrendo de doença e se suicidando, como ele alega (não me admira o piloto ter sido recusado tantas vezes).

Muitas pesosas poderia processar o Lost, e isto é ruim porque os produtores não podem nem dizer direito no que se inspiraram concretamente.

35 Gabriel Valente diz:
há 2 anos e 6 meses

Eu DUVIDO que os produtores já tinham tudo pronto, duvido mesmo, aposto dinheiro no chão, estilo Trapalhões.

Um piloto nada mais é que uma aposta, que só vinga se a audiência for boa.

Ao longo dos anos a série vai sendo adaptada de acordo com a audiência e gosto do público.

E whatever pra essa noticia, desde que não atrapalhe a ultima temporada, to nem aí pra isso. Mas pode ter sido plágio sim, a ABC que se vire pra pagar o cara.

Comenta aí, nerd!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*